Quem somos

Profª. Claudia Costa
Possui Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2005), Pós-Graduação Lato Sensu em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2010) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2014), onde defendeu dissertação sobre as memórias da emancipação de Queimados sob a orientação da Profª. Drª Marcia de Almeida Gonçalves. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social junto à Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES/UERJ) e do Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural (LEEHPaC/PUC-Rio). Professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Rio de Janeiro e Baixada Fluminense na Nova República, História Oral, Memórias e Narrativas de Vida.




Prof. Nilson Henrique
Possui graduação em História pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO/2008) e Pós-Graduação Lato Sensu em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2010). Professor das redes particular e pública estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História Local e História Oral 

7 comentários:

  1. Estou me formando em História pela UERJ e precisava de informações sobre o Município de Queimados. Perguntei a prof. Maria Regina Candido, que me indicou esse blog. Achei ótimo! Os professores estão de parabéns!

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  2. Como adquiro o livro "Queimados: imagens de uma cidade em construção"?
    gelsonalves@gmail.com

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  3. Prezado (a), saudações.

    Estamos numa campanha no Senado Federal pela aprovação de um projeto de recuperação da primeira estrada de ferro do país: a Estrada de Ferro Mauá, tombada pelo IPHAN desde 1954.

    Basta votar no link do Senado:

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100143&voto=favor


    Se puder pedir aos seus amigos e familiares para votarem também agradeceremos.

    Forte abraço.
    Antônio Seixas
    Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé.

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  4. Para conhecer um pouco mais sobre a História da Baixada Fluminense. Solicito divulgação para o site: www..cemobafluminense.com.br
    Entrevista, Pesquisas, História Oral, Textos e Imagens da região da Baixada Fluminense.
    Material rico e diversificado para pesquisas.
    Grato
    Professor Estevam e Carla. Visite e ajude a divulgar nosso site: www.cemobafluminense.com.br

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    Respostas
    1. Joaquim Freitas nunca fundou o Manoel pereira.manoel fez colégio para sua filha Maria xamchao.joaquim era professor do colégio.os donos eram José Avelino xanchao e Maria xanchao

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. 7º CURSO DE HISTÓRIA
    “BAIXADA FLUMINENSE: CULTURA E SOCIEDADE”

    Objetivo: Ampliar conhecimentos e promover uma ampla discussão sobre a História e Cultura da Baixada Fluminense.
    Público Alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e todos os interessados no estudo da História da Região da Baixada Fluminense.
    LOCAL: Em vídeo aulas pelo site: www.cemobafluminense.com.br
    Carga Horária: 30 horas/aula. Certificado pelo SINPROBAIXADA e o Centro de Memória Oral da Baixada Fluminense (cemobafluminense - CNPJ: 05.383.467/0001-81).
    Período de Inscrições: 20/10/2018 até 03/11/2018 Investimento: R$49,90 – Você só pagará pelo certificado
    INF: (prof. Estevam) – 965410058. E-mail: memoriahistoriabaixada@gmail.com

    MÓDULOS
    Aula 01:
    -“Sociedade e Cultura Tupinambás” – Professor Ney Alberto Gonçalves de Barros – Escritor e Pesquisador da História da Baixada Fluminense (In Memoriam).
    Aula 02: Parte I
    - “Famílias Escravas no Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu” – Professora Denise Demétrio – Doutora pelo PPGH-UFF.
    Aula 03: Parte II
    - “Famílias Escravas no Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu” – Professora Denise Demétrio – Doutora pelo PPGH-UFF.



    Aula 04:
    - “A Terra e Seus Muitos Domínios” – Senhores, lavradores e Escravos nas redes pelo usufruto da terra (Vila de Iguaçu – 1840/1880) – Professor Rubens da Mota – Doutorando em História – UFF.
    Aula 05:
    - “As Permanências da Escravidão: Portos Periféricos (1850 – 1880)” - Professora Ivonete Cristina Campos - Mestre em História – USS Vassouras.
    Aula 06:
    - “A Diocese de Nova Iguaçu contra a repressão dos militares (1966 - 1985): a Liderança de Dom Adriano Hypólito na conexão MAB e CJP.” – Professor Peter Sana - Doutorando em História – UERJ.
    Aula 07:
    -“O Patrimônio Cultural Arqueológico de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Mesquita e Belford Roxo” – Professor José Maurício – Doutorando em Arqueologia pelo Museu Nacional - UFRJ.
    Aula 08:
    - “A Violência na Baixada Fluminense” – Professor João Batista Damasceno- Doutor em Ciências Políticas (PPGCP-UFF), Membro da Associação Juízes para a Democracia e Desembargador.
    Atividades:
    Produção Textual:
    Ao final de todos os módulos de vídeo aula o aluno deverá selecionar 02 palestras, segundo seus méritos e interesses, para tecer um comentário argumentativo sobre os referidos temas escolhidos. Enviar para o e-mail: memoriahistoriabaixadagmail.com
    Trabalhando e Descrevendo Imagens:
    Ao final do curso o aluno deverá selecionar 05 imagens que possuam alguma referência com os temas abordados em vídeo aulas. Selecionadas (fotos, mapas ou reportagens) faça uma descrição dos temas expostos nas referidas imagens. Enviar para o e-mail: memoriahistoriabaixadagmail.com


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